6 de mai. de 2010

o Célula - EMAU UFES


O EMAU, Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo, é um projeto sem fins lucrativos, conceituado e fomentado pela FeNEA. Possui gestão estudantil e tem como objetivo a integração entre estudantes e comunidades organizadas e movimentos sociais que não tem acesso ao mercado formal de arquitetura. Assim, visa à melhoria da educação e da formação profissional, salientando a função social do arquiteto, representando uma retribuição dos estudantes à sociedade através da troca e aplicação do conhecimento adquirido dentro e fora da universidade.

Os EMAU’s existem desde 1994, quando foi deliberada a construção do POEMA, Projeto de Orientação a Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo, disponível no site da Fenea2.

O Célula é o EMAU da Universidade federal do Espírito Santo, foi criado em 2002 e atua na forma de Extensão Universitária, registrado desde 2005 na Pró-Reitoria de Extensão - PROEX. O grupo é composto por estudantes de arquitetura voluntários, bolsistas e profissionais de arquitetura e é coordenado pela professora e chefe de departamento Clara Luiza Miranda. Atualmente trabalha com os projetos “catálogo, Habitação, Memória e Vivência”, “projeto assistência à habitação” e “projeto espaços livres”, a maior parte no Território do Bem. Mais informações sobre os trabalhos e histórico do Célula no site3 do grupo.