3 de mai. de 2010

[do singular ao coletivo]




O XIV SeNEMAU Vitória discuti a temática: Do Singular ao Coletivo. Entendemos singular como o sujeito que existe a partir das relações com os outros e com o espaço, através das suas diferenças e afinidades. Assim, o SeNEMAU Vitória 2010 vem com intenção de unir os singulares, ressaltando suas diferenças e dessa forma buscar o coletivo coeso e participativo. E então, através de uma causa em comum sermos capazes de mudar uma realidade existente.

Com esse objetivo, o SeNEMAU Vitória busca trabalhar com comunidades organizadas. Neste caso, o Território do Bem – onde o Célula (Emau UFES) vem atuando desde 2008 – e nesses bairros articular estudantes e comunidade a partir da vivência e/ou transformação de espaços coletivos. Definimos esses lugares como espaços edificados ou não, tanto de passagem como de permanência que se destinam a um uso coletivo e de encontro, interação, convívio e lazer.

Assim, buscamos que a vivência/intervenção e até mesmo o próprio SeNEMAU não seja o objetivo final, mas que faça parte do processo de uma relação mais coesa entre os estudantes e a comunidade. Que seja o comum - um encaixe entre os singulares para assim chegarmos no coletivo.