25 de mai. de 2010

QUINTA-FEIRA

_Mostra dos Escritórios Modelo de Arquitetura e Urbanismo
Momento de apresentação dos trabalhos de cada Escritório Modelo, com troca de experiências em relação à metodologia de projeto e formas de atuação. Com o objetivo de beneficiar e incentivar tanto os Escritórios Modelos em atividade quanto aqueles estudantes que pretendem formar um.

_Momento Escritório Modelo de Arquitetura e Urbanismo
Momento que tem como proposta discutir sobre a criação, atuação e desenvolvimento
de um EMAU. Além de discursão do POEMA (projeto de orientação à escritórios modelos de arquitetura e urbanismo)

_Vivência Território do Bem
Ida dos participantes à comunidade onde serão desenvolvidas as atividades do SeNEMAU. Conhecimento do território e aproximação da população, a fim de promover a interação e a troca de experiências entre os dois grupos.


_Mesa 02 - do Singular ao Coletivo e Metodologias de abordagem
Visa pensar como as comunidades se organizam e formam uma rede com diferentes
papéis. E assim discutir metodologias, do profissional de arquitetura e urbanismo, de inserção nessa rede de forma coerente, e não impositiva, fazendo parte do coletivo.

Convidados:

Arq. Raúl Vallés - (Montevideo-Uruguay) - A CONFIRMAR
Arquiteto e Urbanista, professor efetivo da Unidad Permanente de Vivienda de la Facultad de Arquitectura de la Universidad de la República e coordenador da Comisión de Vivienda Social de la Facultad de Arquitectura

Arq. Thais de Bhanthumchinda Portela (BA)
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (1995), Mestrado em Urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Tem experiência na área de trabalhos em comunidades informais, atua principalmente nos seguintes temas: cidades e culturas, urbanismo e planejamento urbano

Antropóloga Celeste Ciccarone (ES)
Possui graduação em Psicologia - Universita degli Studi di Padova- Itália (1976), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1993), doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001) e pós-doutorado em Ciências para a Paz pela Universidade de Pisa -Itália (2006). É professor adjunto III da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Etnologia, desenvolvendo, junto aos Guarani no Espírito Santo, atividades de pesquisa, extensão e consultoria , com interesse nos seguintes temas: xamanismo feminino, narrativas indígenas, dinâmicas territoriais e etnodesenvolvimento. Participou da elaboração e coordenação de atividades para regularização dos territórios quilombolas no Espírito Santo. Vem desenvolvendo pesquisas sobre dinâmicas territoriais indígenas e conflitos socio-ambientais em contexto urbano. Atualmente colabora em trabalhos técnicos para a regularização de terras indígenas Guarani.

Arq. Clara Luiza Miranda (ES)
Possui graduação em Arquitetura pela Universidade de Brasília (1986), mestrado em Tecnologia do Ambiente Construído pela Escola de Engenharia de São Carlos (1997) e doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Teoria da Arquitetura (e da arte), atuando principalmente nos seguintes temas: história urbana, história da arquitetura moderna e habitação de interesse social.


[ VOLTAR ]